Finalmente uma receita nesse blog que pode ser chamada de refeição. Ah, o pesto! Amor, é a palavra que melhor define esse molho, que vem a ser meu favorito!



O pesto surgiu no norte Itália, em Gênova, na região da Ligúria... Lá estão os melhores pézinhos de manjericão do mundo pois eles encontram as condições ideais para o equilíbrio entre o perfume e o sabor. O molho original é composto por folhas de manjericão, alho, azeite extra-virgem, pinoli, queijo pecorino, parmesão e sal. Tudo é amassado em um pilão ou “pestello”, em italiano. E é daí que vem seu nome.

No final de tudo, aqui no Brasil a maioria dos restaurantes substituiu o pinoli por nozes e quase nenhum leva o queijo de cabra, apenas o parmesão. Nada contra, ainda é a maior delícia do mundo e é essa minha receita.
Ok, eu não amasso tudo num "pestello" mas também não uso o processador, nem o liqüidificador... e recomendo a você não usar também. Além de ser uma merd* cortar folhas no liquidificador você corre o risco do calor gerado cozinhar o manjericão, e isso não pode.

Eu corto meu basílico (vulgo manjericão) na faca... E parece trabalhoso quando você vê aquele monte de folha, mas na realidade eu não gasto nem 5 mins, confia. O que gasta tempo, é tirar as folhas. E seja cuidadoso, arranque só a folhinha mesmo... o talo pode deixar o molho amargo, e isso ninguém quer... Olha como eu tiro as folhinhas. Se uma ou outra passar, don't worry, não precisa ser o louco do talo também...



Ingredientes:
- Um maço de manjericão
- Um dente de alho
- Azeite a gosto
- Parmesão a gosto
- Nozes a gosto
- Sal a gosto

Ué, não tem medida? Olha, eu prefiro que não... tem gente que gosta do molho mais seco, outro que gosta com bastante azeite. Então vai colocando aos poucos e experimentando.

Modo de preparo:
- Retire as folhinhas dos talos
- Pique na faca, até ficar beeeem picadinho MESMO (ou pode usar o pilão, como a receita original)
- Pique as nozes e rale e queijo
- Misture o queijo, o sal e as nozes ao manjericão
- Vá adicionando azeite até se sentir feliz
- Reserve e misture ele frio a sua massa de escolha




















Bom apetite <3