Se um chefe pode servir um menu inteiro com "desperdício" de alimentos, você também pode.
No início de março, Dan Barber fechou seu restaurante em Manhattan, o Blue Hill, e abriu um restaurante pop-up em seu lugar. WastED, que durou um mês, era uma experiência para salvar alimentos. Os ingredientes para os pratos de até 15 dólares eram obtidos a partir dos restos que os agricultores, açougues, padarias e restaurantes de Nova York normalmente jogam fora.



"Eu posso dizer a você, nós somos uma sociedade de desperdício, e posso apresentar dados que comprovam. Mas o que você pode fazer sobre isso, realmente? Parece-me que os restaurantes podem ser lugares de educação além de prazer."

É claro, alguém pode vir e comer uma refeição no WastED, mas a questão - "E o que fazer com isso?" - ainda permanece. A esperança do chefe Barber é que os clientes assumam uma postura de menor desperdício aos seus hábitos diários no preparo de alimentos.

Barber deu algumas dicas de como aplicar técnicas fáceis, usadas no restaurante, em sua própria casa.

Polpa de suco
Espremedores (aquele juicer que você vê na tv!) de todo o mundo estão jogando fora polpas de frutas e vegetais em perfeitas condições de uso. O conselho de Barber: "Misture a polpa com alguns ovos, farinha de rosca, sal, pimenta, e você terá um belíssimo hamburger vegetariano". O cheeseburger feito com a polpa dos sucos foi o item mais popular da pop-up.

Caules de couve-flor e brócolis
As hastes grossas de couve-flor e brócolis não utilizadas precisam ser descascadas. Mas "é preciso um minuto para descascá-las e é super delicioso", diz Barber. Corte em tirinhas bem finas, tempere com suco de limão, vinagre balsâmico, sal e pimenta. Você também pode refogar pedaços maiores na manteiga.

Cenoura e batata
Quem tem o costume de descascar vegetais pode transformá-los em lanchinhos. Ferva um pouco de água, adicione uma colher de sopa de açúcar e as cascas. Deixe ferver por dois minutos. Seque-os, coloque em uma forma e deixe secar durante a noite dentro do forno, com o fogo apagado, mas com a luz interna ligada. No dia seguinte, você terá chips crocantes para polvilhar em saladas, enfeitar pratos ou comer como lanche.

Talos de Alface Romana
"Os talos são a melhor parte", diz Barber, que sugere grelhar os talos até ficarem tostadinhos e servir com queijo ralado e nozes.

Centro do abacaxi
Os miolos de abacaxi que costumamos jogar fora são perfeitamente adequados para a produção de suco. (E você sabe o que fazer com a polpa restante, certo?)

Grãos
Digamos que você tenha algumas colheres de sopa de cevada em seu armário. Talvez um pouco de milho, talvez um punhado de arroz. Barber sugere misturar estes juntos - "tudo que você precisa é de três", diz ele, e cozinhá-los como risoto para obter uma tigela de cereais cremosos.

Champagne
Quando o espumante sobra, o único recurso parece ser jogá-lo no pia. Mas o champagne velho pode ser transformado em um xarope, que pode, então, ser utilizado em cocktails, limonadas e chás gelado. A diretora de serviços da Blue Hill, Katie Bell, ferve o Champagne com água de coco, você também pode usar guaraná ou suco de frutas, até que fique em ponto de calda. Desde que o espumante tenha apenas um dia de guardado, "o frescor e sabor ficarão na calda", diz Bell.

Parecem boas dicas né? Um tanto refinadas... mas se pensar que são feitas com restos de comida.
Por que não?

Este texto foi postado originalmente pelo Epicurious. Traduzido e editado pela Gordiceria.