Bem aventurados aqueles que não gostam de doces!
Pois hoje depois da janta eu senti a língua formigar, a mão suar, o coração bater mais rápido... eu queria açúcar. O efeito de dependência que o açúcar provoca seria semelhante ao de outras drogas, como tabaco, álcool e cocaína. Até a forma de extração da natureza é parecida: o princípio ativo de uma planta é transformado em um pó fino e branco que vicia e dá energia.



Nada ia me satisfazer. Olhei a dispensa: bolachas, balinhas... não, não era isso que eu queria. Por fim, cortei uma banana, coloquei uns pedaços de chocolate para cobertura em cima e taquei no microondas. Era isso, meu vício foi satisfeito. Mas por quê? Porquê essa ânsia por um doce vem assim, de forma tão avassaladora?

O açúcar vicia e nós amamos o docinho porque ele alivia o estresse. O estresse pode aumentar o consumo de comida mais "apetitozas", que tendem a ser ricas em gordura e açúcar.

"Ele afeta os mensageiros químicos cerebrais serotonina (que dá sensação de bem-estar) e dopamina (recompensa). O efeito não é exatamente o mesmo causado pelas drogas, mas pode, sim, "bagunçar" cérebro e corpo e "viciar", podendo levar a compulsão alimentar." disse o endocrinologista, Dr. Filippo Pedrinola.

Um estudo recente da Universidade da California também comparou dois grupos de 19 mulheres. O primeiro grupo ingeriu durante 12 dias bebidas adoçadas com açúcar. O segundo grupo bebidas adoçadas com aspartame. Após esse período todas foram submetidas a testes sangüíneos e escaneamentos de atividades cerebrais. O resultado foi...

As mocinhas que tomaram a bebida com açúcar tinha menos cortisol (hormônio associado ao estresse) no sangue. Também houve a diminuição de atividades em regiões do cérebro relacionadas ao medo, ansiedade e estresse.

Isso é bom? Quem dera! Os pesquisadores ficaram preocupados."Nós especulamos que os efeitos de amortecimento de estresse que o açúcar trouxe, pode promover o consumo excessivo diário que pode aumentar o risco de obesidade e depressão."

Precocupante, mas o ministério da saúde adverte... Esse blog continuará compartilhando receitas de doces.