Frio, coberta e... Chocolate quente!



América. Século XVI. Os espanhóis chegam ao México e lá ficam maravilhados, principalmente com os astecas: guerreiros vestidos de ouro, plumas e bebendo um milagre... chocolate com pimenta! Sua civilização esteve no auge entre 1200 e 1520, ano em que foram traídos pelos espanhóis e o império entrou em declínio.



Os astecas acreditavam que as sementes do cacau haviam sido um presente de Quetzalcóatle, deus meio pássaro meio serpente. Ele as trouxe do céu, em uma de suas visitas relâmpago. Contavam isso enquanto serviam chocolate tranquilamente sentados no topo de seu império que, sem saberem, chegava ao fim. A civilização que viveu seu auge por 300 anos nem desconfiava que aqueles novos amigos, seriam responsáveis pela sua destruição. Apesar dos astecas falarem a língua náuatle, os espanhóis, debruçados sobre suas taças de chocolate ouviam as histórias com curiosidade, atentos a todos os detalhes.

O cacau era muito valorizado na época. Chegou até a ser falsificado, preenchiam as sementes com barro! Destas sementes se preparava uma bebida espumante, boa parar curar tosse, febre e ansiedade, mas só era servida para pessoas consideradas importantes, como sacerdotes e o imperador. Xocoalt em náuatle quer dizer "água amarga", e além de amarga, era servida com pimentas... algumas vezes era adicionado flores, ervas, mel e baunilha à bebida. Foi o próprio imperador Montezuma II, que tomava vinte (VINTE!) taças por dia que serviu o "drink" ao conquistador espanhol Hernán Cortés. O espanhol guardou algumas sementes consigo para presentear o rei Carlos V quando voltasse a Europa. Lá a bebida forte a base de água provocou desmaios na corte. Mas eles adoraram! No século XVIII é que se misturou leite ao chocolate.

Nem sei muito o que dizer, apenas agradecer aos deuses por essa maravilha já inventada.

Minha receita não chega a ser uma asteca, mas eu gosto da pimentinha de fundo. Eu usei uma pimenta da Amazônia forte pra #$&%! (caramba): "Trata-se da mistura de pimentas torradas e socadas com sal. Produzidas pelas mulheres Baniwa, faz parte de um sistema agrícola indígena do rio negro, já tombado como patrimônio cultural do Brasil. Esse povo vive na região noroeste do estado do Amazonas, na Terra Indígena Alto Rio Negro, bem como na Colômbia e Venezuela".











Aqui vai minha receita!

Ingredientes:
2 xícaras de leite integral
1 colher de sopa de mel (eu adocei o meu com açúcar mascavo)
85g de chocolate meio amargo (ou amargo, é que é mais caro e mais difícil de achar)
1 colher de sopa de cacau em pó
1 pitada de pimenta em pó (dose de acordo com seu gosto, no meu caso a pimenta é tão forte que eu coloquei só 6 floquinhos)

Modo de Preparo:
Coloque tudo numa panelinha e mexa até derreter. Eu gosto de misturar com um batedor fué. Sirva quente.

Você pode tentar substituir os ingredientes, as pimentas, o modo de adoçar. As vezes gosta mais chocolatudo, as vezes mais ralo. Na cozinha tudo vale!



Obrigada, Astecas!