A palavra é food truck e o pensamento é: "gourmet caro". Apesar de eu achar a ideia do food truck ótima pois democratiza e aumenta as oportunidades de chefs e empreendedores, em SP o famoso caminhãozinho de rua não é sempre acessível.

O Food truck é uma tendência gastronômica mundial. A agência Africa Rio aproveitou o gancho e desenvolveu uma ação que aproveita o espaço móvel para ajudar quem precisa.



A iniciativa veio de uma parceria entre a ONG Make Them Smile e a Truckvan. Foram recolhidos alimentos que seriam desperdiçados em restaurantes que foram transformados em novas refeições, que puderam alimentar moradores de rua.

“A nova tendência das ruas ajudando quem vive nelas”, diz o texto da campanha intitulada Feed Truck. A ação não é só alimentar quem passa fome diariamente, mas também levantar a discussão do número absurdo de alimentos desperdiçados no país, em torno de 40 mil toneladas. DIARIAMENTE. Assustador, sendo que 80% deste desperdício acontece durante o preparo das refeições.

A campanha recolheu mais de uma tonelada de alimentos, e fou possível produzir cerca de duas mil refeições em distribuí-las nos food trucks para centenas de moradores de rua. A ação foi realizada em março com a parceria de chefs e restaurantes do Rio de Janeiro. La Casserole, Venga!, Lasai e Confeitaria Colombo são alguns dos participantes.

Os profissionais mostraram que é possível multiplicar refeições com as sobras desperdiçadas e quem experimentou garante que o sabor não deixou a desejar.

Esse é o vídeo da ação: